Você conhece todo o poder da respiração?
- Thais Polonio Ribeirinho
- 10 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Já se imaginou aconselhando um amigo que sofre de depressão ou de ansiedade? Ou até mesmo de síndrome do pânico, estresse ou raiva? Talvez você nunca tenha parado pra pensar que há algo em comum com efeito extremamente benéfico para o tratamento e controle desses transtornos. Pois existe, e é muito mais simples e acessível do que pensamos.
Pode ser que você não tenha consciência do que vou dizer agora, mas a respiração é muito importante para a nossa saúde física, mental e emocional. E, mesmo com toda essa importância, acredite: nós não respiramos direito em grande parte do tempo.
Quando nos sentimos ansiosos ou sob estresse, por exemplo, uma das reações fisiológicas comuns é tornar a respiração mais rápida e mais superficial. Esse mecanismo é chamado de hiperventilação e é necessário para nos dar poder de ação diante de alguma ameaça de perigo. O problema é quando esse estado se torna constante e, dessa forma, gastamos muito mais energia que o necessário e não proporcionamos oxigênio para outras funções cerebrais, piorando ainda mais os quadros iniciais.

A solução, porém, é relativamente simples. A respiração profunda pode ser retomada com um pouco de esforço consciente, e isto traz vários benefícios. Na saúde mental, a respiração colabora estimulando a produção de endorfina, que é considerada o hormônio do bem-estar, por seu efeito analgésico. Além disso, muitos são os benefícios físicos, como a estimulação da circulação sanguínea, melhora do sono, rejuvenescimento, aumento da imunidade, melhora da digestão e até controle de peso , entre outros. Ufa!
Na verdade, todos esses benefícios são úteis para a manutenção da nossa saúde mental. Partindo de uma visão holística do homem, corpo e mente são partes de um todo, são diferentes manifestações de um mesmo ser. Assim, também, consideramos que respirar é uma função fisiológica tão intrínseca ao ambiente presente que se torna uma forma de fazer contato com o aqui e agora. Esse contato é essencial para o nosso equilíbrio psíquico.
E como respirar melhor? Existem muitas técnicas e um vasto material disponível na internet. Devemos pesquisar, testar e avaliar o que melhor se encaixa em nossas necessidades. Como exemplo, deixo o link com a condução de um exercício bastante simples, mas que já faz maravilhas à nossa saúde!
E lembre-se: como em tudo que nos esforçamos a aprender, a respiração profunda também tende a se tornar natural com o tempo, não demandando mais tanto esforço consciente da nossa parte. Vamos praticar! Boa respiração!
Comments